Além das distorções

Quando se enxerga a fé pelo campo institucional tudo é político e lucrativo. E num mundo capitalista não é surpreendente que tudo seja assim.Sempre vejo  religião como algo volátil,podendo ser funcional a qualquer tipo de manifestação,quer seja com nomenclatura divina ou simplesmente uma crença que você se torna panfletário. Existem cultos voluntários e involuntários. As coisas mudam de nome , mas continuam sendo religião. Quando se tem uma fé pessoal ,sem os holofotes, você não se importa com discussões infantilizadas, sobre um ponto de vista  personalizado ou  sobre o que eu quero que os outros acreditem.A fé sem bandeiras me leva a satisfação pessoal ,em saber que a pessoa principal em minhas crenças ,sou eu mesmo e isso basta.

Tome cuidado pra você não decidir de quem deve gostar pela crença das pessoas ou qualquer outro posicionamento ideológico,afetivo que elas tenham . Porque o erro da intolerância estará em você e não nelas. Aquilo que realmente não importa ,não deveria nos incomodar tanto. Questionamentos sobre a crença são subjetivos,envolvem de que forma as tradições foram inseridas na vida de cada um e isso é bem complexo de criar conceito .

As pessoas condenam tudo ,não somente fé,leia bem o q escrevi,observe que sempre coloquei no âmbito de posicionamentos de crenças e não somente credos que envolvem divindades. O homem cria séquitos e bolhas pra condenar ou absorver .Mas se começarmos a enxergar as coisas fora do meio institucional,iremos ter uma observação além das distorções.

O próprio Cristo na história ,foi crucificado pelos religiosos da época. Sabe por quê?  Porque ele comia e bebia com bêbados,prostitutas,cobradores de impostos,andava com os rejeitados da religião. Se aprofunde pra entender que Cristianismo é o maior inimigo do Jesus histórico. Tudo que envolve um "ismo no final é politizado.Exemplo" Cristianismo, comunismo,capitalismo,socialismo e etc .Tem sempre o controle político para controlar aqueles dentro dos ismos.
Na verdade muitos religiosos iriam odiar o verdadeiro Cristo histórico,por isso criam uma narrativa distorcida da história real.

Até pra criticarmos algo temos que nos aprofundar para que a nossa ótica na fique manchada e generalizada por aquilo q me feriu.
Tudo que a gente observa através da ótica de nossas experiências tem três momentos: Ver,reter e distorcer. Porque a leitura que temos do mundo são baseadas na individualidade.Cada um tem a interpretação de acordo com suas crenças,tradições ...E vendo por esse âmbito o risco de virem distorções é muita grande. É preciso conhecer a particularidade das partes para conhecer o todo e evitar as distorções.

Irving Selassié

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHUVA DE "ISMO".

O MINISTÉRIO DE JESUS CRISTO (Por Irving Selassié)