QUAL A IMPORTÂNCIA DOS CÂNONES LITERÁRIOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS?
QUAL A IMPORTÂNCIA DOS CÂNONES LITERÁRIOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS?
A primeira pergunta que devemos fazer é a seguinte: para que serve o Cânone Literário e qual o seu valor para a literatura? A resposta pode parecer bem simples; um cânone serve para separar a má literatura e a boa literatura. Definir o que é literatura. Oferece-nos uma base sólida para trabalharmos em sala de aula e ao mesmo tempo nos limita a uma cronologia literária, impedindo a exploração de novos autores com afinco. Como dizia Albert Einstein: “A tradição é a personalidade dos imbecis”.
A arte literária vai muito mais além do que a institucionalização literária. O pragmatismo pode atrofiar a literatura. Então qual a importância dos Cânones Literários?
Cabe ao professor saber como utilizar os clássicos literários e como separar os cânones a serem explorados pelos alunos. Não podemos deixar de contextualizar os antigos autores com os novos e trazer semelhanças literárias com o passado. Por isso a importâncias do conhecimento dos Cânones, para nos oferecer uma analogia literária do passado com o presente. Não podemos dizer que o Cânone é um fim em si mesmo, mas o primeiro passo para entender a infinita metamorfose da literatura.
Para o professor o Cânone não pode ser desvalorizado, porém o conhecimento do mesmo trará uma visão abrangente do universo literário. Devemos observar, no entanto que não pode ser aceito pelo professor como única literatura válida. É de suma importância estudar os cânones para um entendimento avaliativo e uma percepção apurada e histórica da literatura; não podemos desvalorizá-lo, mas aceita-lo em sua totalidade nos impede de observar a literatura não alcançada pelos Cânones Literários. Como por exemplo, o bloqueio ao acesso à consciência de uma identidade própria por parte de grupos étnica e sexualmente definidos: os afro-americanos, os hispânicos, os homossexuais, as mulheres. Neste ambiente multicultural, o cânone das grandes obras e autores é visto como um instrumento de repressão e discriminação ao serviço de interesses dominantes, do poder branco e masculino e de uma ideologia de contornos patriarcais, racistas e imperialistas.
Observa-se então que o cânone como instrumento de pesquisa e base literária, é de uma utilidade indispensável para o docente de letras. É um fundamento argumentativo para todo estudo literário. Tem a funcionalidade de alimento para a literatura; pesquisas e a comprovação de análises e estudos teóricos. É o enxerto que alimenta uma nova contextualização literária e não uma definição do que seja literatura de forma inexorável.
POR: IRVING SELASSIÉ.
Comentários
Postar um comentário